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7 Dicas para teu Perfil Profissional com o Instagram Reels

Já não é novidade para ninguém que o Instagram tem vindo a copiar ferramentas de outras plataformas. Do Youtube, o Instagram criou o IGTV, do Snapchat, criou os Instagram Stories e nos últimos tempos, compete com o TikTok, através da nova ferramenta, Reels. 

Por vezes torna-se difícil acompanhar esta grande transformação digital e a velocidade a que acontece. Mas neste artigo apresentamos te tudo o que precisas de saber sobre esta nova função, para que possas aumentar a tua interação ou até divulgar o teu negócio! 

O QUE É O INSTAGRAM REELS?

 O Instagram Reels é uma ferramenta recente, que permite a criação de vídeos curtos, até 30 segundos. Esta funcionalidade tem muitas opções de edição. Podes ter a opção de cortar os teus vídeos, escolher efeitos e até acelerar a velocidade de reprodução. 

Permite aos utilizadores partilhar o vídeo no Feed ou simplesmente nos Stories, com a duração de 24 horas. Podem escolher de entre as inúmeras músicas que a aplicação tem para oferecer e à medida que vais gravando, podes acertar ao ritmo da música. 

Existe também o “temporizador” e a função “Alinhar”, fazendo com que o vídeo anterior mostre o posicionamento, para que nada falhe no enquadramento. 

Assim como o TikTok, esta nova função é bastante simples de usar e muito atrativa. Uma excelente ferramenta para apostar na divulgação de uma marca, por exemplo. 

Quanto à privacidade, é de salientar a possibilidade de partilhares os Reels apenas com os teus seguidores. Mas se a tua conta de Instagram estiver pública, os vídeos têm a opção de aparecer na categoria “pesquisa” e dessa forma, a tua visibilidade vai aumentar e poderás ter um maior número de seguidores. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE USAR ESTE RECURSO?

De acordo com a Statista.com o Instagram é a rede social com maior interação. Em junho de 2018, o Instagram bateu o recorde de um bilião de utilizadores por mês. E contou com mais de 500 milhões de utilizadores ativos todos os dias. É cada vez mais raro encontrar um e-commerce que não esteja presente no Instagram para empresas. 

E se a maioria das pessoas está presente digitalmente no Instagram, também as empresas terão de estar. Acompanhando a evolução constante e adaptando-se à transformação digital. 

O REELS FAVORECE O TEU NEGÓCIO?

A resposta é óbvia. Claro que favorece, pois é uma excelente ferramenta para aumentar o alcance dentro da plataforma, atraindo novos clientes e divulgando o teu negócio. 

Este tipo de vídeos gera likes, partilhas nos stories dos outros utilizadores e entre os utilizadores. Partilha com outras redes sociais. Podem ser guardados por cada pessoa. Ficam disponíveis na “pesquisa” do Instagram, sendo visíveis não só para os seguidores como também para futuros clientes. 

7 DICAS PARA CRIAR CONTEÚDO DE SUCESSO!

É certo que o Reels tem uma funcionalidade bastante similar ao TikTok. E por esse motivo, há um grande número de pessoas que não se atreve a utilizar esta ferramenta, pois associa-a apenas a danças e conteúdos de humor. Mas na verdade, não é essa a realidade. Tal como tudo o que é publicado, é adaptado aos objetivos e posicionamento de determinado negócio. 

Gravar e editar no Reels não é complexo. No entanto requer sempre uma organização prévia, para que nada falhe no momento de gravar. Não basta abrires a ferramenta, começares a gravar e ganhar de imediato um lugar de destaque entre as mais variadas publicações. 

Apresentamos te 7 dicas essenciais para ganhar notoriedade e apostar de forma correta no digital! 

Apontar ideias
DICA 1: APONTAR TODAS AS IDEIAS

Numa fase inicial tudo é válido, não devemos descartar nenhuma ideia, pois pode vir a ser muito útil. 

Guião
DICA 2: CRIAR UM GUIÃO

É extremamente importante pensarmos na mensagem que vai ser transmitida ao nosso público. Isto para que, no momento de gravar, os timings estejam corretos e os conteúdos sejam transmitidos com clareza. 

Challenges
DICA 3: FAZER CHALLENGES

É muito comum vermos desafios espalhados pelo Reels. Se fizer sentido para o conteúdo que estás a disponibilizar, então aconselhamos-te a fazê-lo. Não tenhas medo de arriscar. É uma forma de colocar a marca em destaque para que seja visualizada por mais pessoas. 

Ferramentas complementares
DICA 4: USAR FERRAMENTAS DE EDIÇÃO COMPLEMENTARES

Esta dica, é sem dúvida uma das mais essenciais. O Reels dá-te a possibilidade de gravar e editar sem sair da aplicação. No entanto, as funções são bastante básicas. E se queres mostrar mais inovação no teu conteúdo, é fundamental que utilizes diferentes aplicações de edição de vídeo. 

Deixamos-te aqui a sugestão de 4 Apps, que poderás recorrer para o teu vídeo. 

  • Filmora Go (para quem tem pouca experiência a editar vídeos); 

Algumas destas Apps apenas se encontram disponíveis para IOS, como é o caso do Imovie e do Final Cut Pro. Todas as sugestões são bastante práticas e têm tudo o que precisas para que o teu vídeo fique com qualidade. Experimenta-as e escolhe aquela que seja melhor para ti. 

Capa ideal
DICA 5: ESCOLHER A CAPA IDEAL

Não basta fazer o vídeo e publicá-lo. Tens de pensar que a capa aparece em primeiro lugar, enquanto cara do teu vídeo. E é isso que vai fazer com que a pessoa carregue de imediato. Pensa na melhor estratégia, e na melhor imagem. Destacando sempre o que prenderia a atenção do teu público. Dá asas à tua imaginação. 

Hashtags
DICA 6: USAR HASHTAGS

As hashtags são fundamentais em qualquer tipo de post. E com o Reels não será exceção. Acerta nas palavras-chave que utilizas, para que tenham o máximo de relevância. Através delas, o teu post irá aparecer facilmente a várias pessoas que explorem a hashtag. 

O teu vídeo/post irá tornar-se mais popular e acessível para os outros utilizadores. As hashtags normalmente vêm acompanhadas de uma legenda e, surgem no final da publicação. 

Não uses apenas uma. O recomendado são sete hashtags. E não te esqueças de inserir as hashtags que sejam apenas relacionadas com o teu post. Não fujas do tema. 

E se te dissermos que o teu conteúdo pode ser apresentado ao público mas sem que se vejam as hashtags na tua descrição? Curioso não é? Aprende este truque e fica a saber mais! 

Esta omissão das hashtags é muito utilizada como uma das melhores estratégias de marketing, por muitos utilizadores. 

Depois de teres publicado o teu post: 

1. Vais fazer um comentário aleatório na publicação (pode ser um simples emoji). 

2. Responde a esse comentário com as hashtags que quiseres. 

3. Apaga o primeiro comentário e automaticamente o das hashtags também será apagado. 

4. No entanto, o teu post vai aparecer nas hashtags que comentaste, mesmo que o público não as veja na publicação. 

5. É a tua vez de experimentar!

Tendências
DICA 7: ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS

Tens de estar em constante aprendizagem. O meio digital está em permanente evolução e por isso, tenta acompanhar as tendências. Inspira-te noutras marcas para não ficares para atrás, mas sê autêntico, produz o teu próprio conteúdo. A tua criatividade leva-te mais longe! 

COMO FAZER REELS NO INSTAGRAM?

Apresentamos-te passo a passo o processo para começares a fazer Reels no Instagram:

1. Instala a aplicação “Instagram” 

Caso ainda não tenhas instalado a aplicação, acede à AppStore ou à GooglePlay, e instala. 

2. Abre a função de Stories, e clica em “Vídeos do Reels” 
Opção Reels

Ao abrires os teus stories no Instagram, terás no canto inferior direito a função “vídeos do reels”. Clica e automaticamente terás várias opções para o teu novo vídeo.

3. Utiliza as funções disponíveis  
Escolher Funções

Dentro do modo Reels, tens no canto esquerdo 6 ícones. São recursos para que o teu vídeo se torne mais interativo e atrativo.

O primeiro ícone, corresponde à duração. Pois podes fazer um vídeo com 15 ou 30 segundos. O segundo é o áudio, onde podes escolher, entre as mais diversas músicas que o Instagram dispõe, para que o teu vídeo fique mais animado e possa também, ser utilizado para fazer um challenge. 

De seguida tens a função da velocidade. Que é uma excelente ferramenta, pois tens à tua disposição o ritmo para cada vídeo. Podes fazer clips em câmara lenta, como também podes aumentar a velocidade, para que o vídeo se torne mais dinâmico. É importante, que experimentes essa função, antes de utilizares para o vídeo final. 

Podes também recorrer aos efeitos disponíveis e utilizar a função “retocar”, que permite tirar qualquer imperfeição existente na tua cara, amenizando a tua pele. 

Tens ainda o “temporizador” que é ótimo para se estiveres a gravar sozinho. Para que não tenhas de pressionar o botão e possas ter as mãos livres. 

Quando tiveres um clip finalizado, podes recorrer à função “alinhar”, que serve essencialmente para te ajudar na transição perfeita entre clips diferentes, gravados separadamente. Podendo alinhar objetos ou posições. 

4. Partilha ou guarda como rascunho  
Partilhar ou Guardar

Quando tiveres concluído o teu vídeo, basta partilhares ou guardares como rascunho, para publicares mais tarde. Podes partilhar no feed, ou apenas com a duração de 24 horas, nos stories. Não te esqueças de adicionar a capa. 

Juntando estas dicas à tua criatividade, vais certamente marcar pela diferença. Bons vídeos!! 

.—R3MAT? A forma mais fácil de compreender esta definição é pensar assim – mostrar a mensagem certa ao público certo no momento certo (the right message to the right audience at the right time).

 

You dream it. We do it.