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Cria giveaways no teu website com o plugin RafflePress

Os giveaways são, uma ótima forma de promoção. Com o plugin RafflePress cria concursos e sorteios de giveaways, conseguindo assim envolver o teu público-alvo, alcançar novos clientes e fidelizar os antigos. 

Neste artigo mostramos-te como podes recorrer ao plugin RafflePress para fazer concursos. Esta funcionalidade é uma estratégia de marketing que te permite criar concursos e sorteios, através do WordPress, para atrair mais audiência e consequentemente dares mais visibilidade à tua marca.

Se a tua estratégia no RafflePress for bem direcionada, certamente obterás mais tráfego para o teu site, irás aumentar a lista de emails, os seguidores nas redes sociais, o envolvimento do utilizador no site e acima de tudo, irás expandir o teu negócio, obtendo reconhecimento e posicionamento da marca. 

A vantagem de realizares sorteios através deste plugin, é que um maior número de pessoas conheça a marca nos sites que tiveres disponíveis. Enquanto que, se fizeres apenas um concurso no Instagram, só ganharás seguidores nessa rede social. 

O Plugin tem uma versão gratuita, RafflePress lite, que é ideal se estiveres a começar agora. Caso pretendas aumentar o crescimento e obter recursos mais avançados, utiliza a versão paga, o RafflePress Pro. 

QUAIS SÃO AS FUNCIONALIDADES DO RAFFLEPRESS?

Templates Temáticos pré-feitos 

O plugin oferece modelos pré-construídos, que podem servir como inspiração para algumas campanhas, de modo a, melhorar o envolvimento e obter mais assinantes.

Design Responsivo 

É 100% adaptável a dispositivos móveis. 

Recurso Drag and Drop

Este recurso significa que podes arrastar e soltar, facilitando a edição de conteúdo. 

Login com prevenção de Fraude

Torna-se mais fácil a inscrição dos utilizadores na tua oferta. Mantém o teu concurso justo. 

Partilha Viral

Tem a possibilidade de o participante indicar um amigo, para impulsionar o crescimento, obtendo mais entradas no concurso.

Integração com as Redes Sociais

Ajuda-te a aumentar o número de seguidores em cada rede social.

Integração com Ferramentas de Email Marketing e CRM

Podes aumentar a lista de email e dar continuidade à tua estratégia.

Retargeting e Rastreamento

Este recurso avançado permite maximizar as tuas metas de conversão.

COMO INSTALAR O PLUGIN?

O processo é bastante simples e rápido. Segue estes passos e começa a utilizar este plugin no teu site. 

Depois de definires os teus objetivos, e de escolheres o melhor plano, instala o plugin no site do RafflePress WordPress. 

Clica em Plugins e adiciona novo. 

Depois, basta clicares em “instalar” e de seguida “ativar”, para ativares o teu novo plugin. 

COMEÇA O TEU PRIMEIRO CONCURSO COM OS SEGUINTES PASSOS:

1. Regista as condições do concurso e escolhe o prémio que tens para oferecer 

Pensa de forma estratégica. Só terás uma grande audiência se tiveres para oferecer um prémio que seja relevante. O prémio deve ir de encontro com o teu negócio, de modo a divulgares os produtos e serviços da tua página. 

2. Cria uma oferta, escolhe o template e atribui-lhe um nome 

Para criares o teu concurso, terás de carregar no ícone do RafflePress e “adicionar novo”.

De seguida, irá aparecer uma secção, onde terás a possibilidade de nomear a oferta e escolher, entre os vários templates que o RafflePress tem, o que se adequa melhor ao teu concurso. 

3. Regista as configurações da oferta 

Depois de escolheres o teu template, define todos os detalhes da oferta. Podes inserir o nome da oferta, a descrição e a imagem, através do ícone de edição (pencil) que encontras na secção “detalhes”. 

Podes adicionar mais do que uma oferta, e até podes definir a data em que começa e termina o sorteio. Quando concluíres este processo, clica no botão “salvar” para que todas as tuas definições fiquem registadas. 

4. Escolhe o formato do sorteio

O RafflePress oferece aos utilizadores várias formas de entrar no concurso. E consequentemente será bom para alcançares mais assinantes e tráfego, tornando o teu site mais conhecido. 

Para isto, só tens de clicar no botão “ações” e escolher. 

De seguida, só tens de definir as restantes configurações, como o título, o valor da oferta e se a ação selecionada é ou não obrigatória. 

Não te esqueças se salvar todas as novas configurações, e caso queiras voltar a adicionar mais ações, basta repetires o mesmo processo. 

5. Cria o teu design

Neste passo, só tens de personalizar o aspeto do teu concurso, na guia “Design”. Escolhe os layouts, cores e fontes disponíveis.

6. Configura o teu RafflePress

Tens a vantagem de definir as regras da oferta, mostrar ou ocultar opções, configurar o rastreamento e verificar o email. 

Para isto, só tens de clicar nas “configurações” no menu esquerdo e clicar na guia “geral”. A partir daqui, podes definir várias opções para o teu giveaway, como mostrar vencedores, o número de entradas, as assinaturas, etc. 

O RafflePress vem com predefinições que te permitem ter facilmente regras de presentes para a tua campanha. Para isso, vai a “Giveaway Rules” e preenche o formulário com todos os detalhes que te forem pedidos. O RafflePress utilizará essas informações para originar as regras. Depois verifica o teu email (ao ativares, este aceitará apenas informações de utilizadores que verificam o endereço de email).

Com a opção “Success Tracking” podes inserir o código do Google Analytics e acompanhar assim a analítica da campanha, desde:

  • O comportamento geral do utilizador que acede ao teu site
  • O tempo que passa nas páginas
  • Quais as palavras-chave que o atraem com mais frequência
  • Que dispositivo está a utilizar
  • A sua localização geográfica
  • Entre outras métricas 

O Google Analytics pode ser um excelente aliado ao teu negócio, com a vantagem de ser totalmente grátis. 

7. Publica o teu concurso

Agora só tens de publicar e divulgar o teu concurso. O RafflePress oferece-te 3 formas de o inserires no teu site:

1- Usa o Bloco RafflePress WordPress, para incorporares o widget do sorteio num post ou numa página do WordPress. 

2- Usa o WordPress Shortcodes, que te permite usar códigos de acesso para adicionar presentes nos posts, páginas ou widgets da barra lateral. 

3- Usa o Landing Page da oferta, para que possas obter mais inscrições além das redes sociais. 

8. Promove o teu concurso

Existem várias formas de aumentares a visibilidade. Certamente já viste o Facebook e Instagram, a utilizar o método de pedir que marquem amigos nos comentários, sigam o perfil e partilhem o sorteio. Com o RafflePress, promoves o giveaway através de outros canais:

– Email 

– Links estratégicos na página inicial do site 

– Comunidades/ fóruns online relevantes 

– Lives, publicações através de influencers/amigos/familiares 

9. Sorteia o vencedor

Quando o sorteio chegar ao fim, o RafflePress deixa de receber novas entradas. 

Podes escolher aleatoriamente os vencedores. Basta clicar em “giveaways” -> “Needs Winners”. 

Nessa secção, tens acesso a uma lista com todas as pessoas que participaram. Para escolheres um vencedor, clica no botão “Pick Winner”, seleciona as opções (por exemplo, quantos vencedores queres escolher) e conclui o sorteio.

Após ser destacado o vencedor podes enviar um email para informá-lo. 

Conselho: grava todo o processo do sorteio, para que possas mostrar ao teu público. Assim ganhas a confiança de todos os participantes, para que num próximo giveaway voltem a participar. 

O RafflePress é uma excelente oportunidade de atraíres clientes. Conquistas mais pessoas e manténs um contacto próximo através do email marketing. Deves usá-lo, de modo a perceber que tipo de giveaway faz sentido para o teu público-alvo. 

.—R3MAT? A forma mais fácil de compreender esta definição é pensar assim – mostrar a mensagem certa ao público certo no momento certo (the right message to the right audience at the right time).

 

You dream it. We do it.