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Social Wall: O Que é e Como a Podes Utilizar no Teu Site

Dentro do Marketing Digital, há muitas opções para promover a tua empresa e aumentar o envolvimento com o público.

De acordo com o perfil do teu público, é possível adotar estratégias que reforcem a tua relação com os utilizadores – e a social wall (ou parede/muro social na sua tradução literal) é uma delas.

Dada a popularidade das redes sociais, alguma vez pensaste recolher informação em diferentes canais sobre a tua empresa ou evento? Num único expositor, todas as mensagens que utilizam um hashtag específico são apresentadas, reforçando o conhecimento da marca e gerando envolvimento.

Mas sabes quais são os benefícios da social wall e como aplicar esta estratégia no teu plano de Marketing Digital?

Para te ajudar a ultrapassar este desafio, preparámos este artigo para abordar os seguintes tópicos:

  • O que é a social wall?
  • Quais são os benefícios desta técnica?
  • Como é que as marcas estão a usar a social wall?
  • Como utilizar a social wall na tua estratégia?

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O QUE É A SOCIAL WALL?

A social wall é um expositor que reúne tudo o que é discutido em diferentes plataformas de comunicação social sobre um hashtag específico.

Pode ser, por exemplo, um evento empresarial, um torneio de futebol, ou um espetáculo. Tudo que é mencionado pelos utilizadores é exposto, permitindo um acompanhamento em tempo real da opinião da audiência.

Desta forma, tudo o que é publicado no Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, é exibido num único ecrã. É uma forma de saberes como a audiência está a avaliar o assunto em discussão. A empresa pode acompanhar isto e outros utilizadores ficam também cientes do que está a ser discutido.

Além de ser utilizado em eventos, a social wall pode ser útil para reforçar a reputação da tua marca. Por exemplo, no comércio eletrónico, exibir uma social wall com as opiniões dos clientes sobre o teu produto é uma forma de convencer outros utilizadores da sua qualidade.

Com uma base de parâmetros de pesquisa, são exibidos os resultados mais relevantes, o que visa aumentar o burburinho sobre um determinado assunto.

Além disso, a interatividade estimula a participação de outros utilizadores, que desejam que as suas opiniões também sejam publicadas.

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QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESTA TÉCNICA?

Mas porque deverias investir nesta estratégia? A primeira razão é óbvia: o tamanho do teu público.

De acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, existem 3,8 mil milhões de pessoas em todo o mundo que utilizam plataformas de comunicação social. Além disso, o mesmo estudo indica que cada utilizador gasta, em média, mais de duas horas por dia nestes canais.

Assim, se procuras um maior envolvimento, encorajar a participação dos utilizadores com uma social wall reforçará a tua marca.

Outro benefício é a entrega de conteúdos relevantes ao teu público. Afinal de contas, com tanta informação disponível na Internet, é necessário diferenciar a tua marca. A social wall ajuda a conseguir isto, pois é uma técnica essencial de conteúdo gerado pelo utilizador, contribuindo para a interatividade.

Esta estratégia também é útil para descobrir sobre o que os utilizadores estão a falar. Por exemplo, se for um evento da tua empresa, poderás seguir diferentes opiniões e feedback. É ótimo porque para colher os benefícios do Marketing Digital, a monitorização e a melhoria devem ser sempre uma prioridade.

A social wall também pode contribuir para a geração de leads. Afinal, mostra os utilizadores que estão interessados num assunto. Além disso, as mensagens exibidas numa social wall podem indicar potenciais clientes.

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COMO É QUE AS MARCAS ESTÃO A USAR A SOCIAL WALL?

Saber como as marcas utilizam esta funcionalidade pode ajudar-te a adotá-la no teu negócio. É por isso que selecionámos algumas empresas que estão a tirar partido da social wall da melhor forma para teres bom exemplos de referência.

iHeart Radio

O evento iHeartRadio Much Music Video Awards é um dos mais populares no Canadá quando se trata de premiar músicos.

Dirigido a uma audiência mais jovem, a quantidade de conteúdo produzido é imensa, e nem sempre é possível mostrar tudo ao público.

A social wall é uma forma de mostrar o que está a acontecer antes, durante e depois do evento, bem como nos bastidores. Assim, as publicações de todas as pessoas envolvidas nos prémios foram afixadas numa única landing page.

Foram mostrados os artistas que falaram sobre a utilização do hashtag e a opinião de alguns utilizadores sobre o que estava a acontecer.

Em eventos tão grandes, em que muita coisa acontece ao mesmo tempo, a iHeartRadio encontrou uma solução para que o público não perdesse nenhum conteúdo.

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Jamie’s Bike Britain

Um conhecido apresentador inglês, Jamie Theakston, enfrentou um desafio invulgar de bicicleta. O objetivo era viajar de Edimburgo para Londres em apenas oito dias. No total, foram 650 milhas.

Mas este desafio desportivo tinha uma boa causa: chamar a atenção do público para doar à Global’s Make Some Noise, que apoia pequenas instituições de caridade em todo o mundo.

Como essa viagem foi longa, e cada etapa estava cheia de desafios e questões a abordar, o público podia seguir Jamie a partir de uma social wall.

Ações com os doadores, entrevistas ao longo do percurso, mensagens do próprio ciclista foram todas afixadas num único painel.

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FIBA Basketball

Embora não seja tão popular nos Estados Unidos quando se trata de basquetebol profissional, o Campeonato Mundial da FIBA é um grande evento. Afinal, reúne o interesse de vários países participantes nas fases de qualificação e, claro, na competição principal.

A aposta foi criar uma social wall que permitisse ao público de diferentes locais acompanhar as principais notícias sobre a competição. O expositor reúne os bastidores dos jogos, os postos de jogadores, e anúncios sobre os resultados e a classificação.

Durante mais de um ano, qualquer pessoa que quisesse acompanhar as notícias sobre o Campeonato Mundial da FIBA podia ver a social wall.

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COMO UTILIZAR A SOCIAL WALL NA TUA ESTRATÉGIA?

Como qualquer estratégia de Marketing Digital, a social wall requer muito planeamento para gerar os resultados esperados.

Por conseguinte, é importante seguir algumas ações quando se pensa em implementá-la.

Para te ajudar, iremos falar sobre os fatores mais importantes a serem considerados.

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#1. Compreende o que o teu público procura

A tua primeira missão é compreender o que o teu público procura. Por outras palavras, como criar conteúdos que despertem o interesse do teu público?

Por mais que a social wall seja uma estratégia eficiente, o envolvimento só acontecerá se o conteúdo em exibição for relevante.

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#2. Define um objetivo para a social wall

A seguir, deves definir um objetivo para a tua estratégia.

O que queres que o utilizador veja ao abrir a tua social wall? Que ações são esperadas após a visualização do conteúdo?

Pensar em que página deves exibir as publicações deve ser outra das tuas prioridades.

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#3. Escolhe as plataformas a exibir

Existem muitas plataformas de comunicação social, mas isto não significa que se devas utilizá-las todas.

Ao responder às perguntas acima, podes definir que redes sociais são as mais adequadas para compor a tua social wall.

Uma estratégia para promover um restaurante, por exemplo, deve considerar que as imagens têm um forte poder sobre os utilizadores, pelo que o Instagram é uma excelente opção. Quando o hashtag envolve um assunto mais profundo, como o desporto ou a política, o Twitter pode ser uma boa escolha.

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#4. Modera a social wall

Muitos marketers têm medo de utilizar a social wall devido à falta de controlo sobre o que vai ser publicado nos expositores.

No entanto, quando o planeamento é bem executado, é possível restringir as publicações ofensivas.

Ao eliminar hashtags e palavras-chave específicas, crias um filtro para a tua social wall. Tudo isto pode ser feito automaticamente. Basta escolher as ferramentas certas para construir o teu conteúdo interativo.

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#5. Encoraja o engagement do público

Por mais excitante que seja o teu evento ou tópico de hashtag, é importante encorajar o envolvimento do público.

Além do conteúdo gerado pelo público, as tuas contas oficiais das redes sociais podem fazer publicações para encorajar mais pessoas a participar na social wall.

Outra opção é criar concursos e desafios entre a tua audiência. A ideia é que mais pessoas interajam organicamente, mas isso não significa que a tua empresa não possa ajudar.

Por conseguinte, o conteúdo publicado nas tuas contas deve também ser alinhado com o propósito da social wall.

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#6. Procura a ferramenta certa

Todos os tópicos acima são importantes, mas é essencial ter a tecnologia certa. Mas a boa notícia é que inúmeras ferramentas facilitam a criação de uma social wall.

Se não for tão simples de aplicar ou moderar, por exemplo, a estratégia perde o seu valor.

O engagement é uma ferramenta fácil de usar, que pode ajudar-te a alavancar os teus resultados. Com ela, podes criar um centro de conteúdos apelativo que permitirá aos visitantes visitar diferentes conteúdos gerados pelo utilizador.

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CONCLUSÃO

Para ter sucesso num mercado tão competitivo, as empresas precisam de apostar no envolvimento e na interatividade. Desta forma, a social wall torna-se uma opção extremamente válida para aumentar o interesse do público pela tua marca. E o melhor: organicamente.

 

You dream it. We do it.